sexta-feira, 2 de maio de 2008

TECNOLOGIA

Aparelho lê em voz alta e explica figuras
Livros para ouvir

O inventor iraniano Ramin Sedighi criou um pequeno dispositivo que transforma livros normais em livros falantes. O aparelho lê, traduz e explica figuras e palavras de um livro quando é tocado por uma caneta eletrônica, de acordo com a agência Isna.

O dispositivo pode ser usado como forma de ensino de língua estrangeira para crianças entre 4 e 16 anos de idade e já estará disponível no início deste ano.

O produto contém uma porta USB, saída de áudio, uma caneta eletrônica, memória interna de 512 MB e um leitor de cartão SD. O aparelho funciona na tomada ou com bateria e é do tamanho de um laptop de 13 polegadas.

MOTORISTAS QUE FALAM AO CELULAR CAUSAM CONGESTIONAMENTO

Um estudo feito pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, concluiu que quem fala ao celular é responsável por gerar congestionamento no trânsito. Os pesquisadores fizeram testes com 36 estudantes em um simulador de automóvel – cada um deles fez o mesmo trajeto falando a um celular em viva-voz e sem falar ao telefone.

A probabilidade de um motorista falando ao celular trocar de faixa é 21% menor, em um cenário de trânsito médio, e 19% menor em trânsito pesado. Os motoristas falando ao telefone demoraram, em média, de 12% a 31% mais de tempo seguindo um veículo lento a 60 metros de distância, dependendo da densidade do trânsito. Isso significa que eles levaram de 25 a 50 segundos a mais para fazer a ultrapassagem.

Por fim, o estudo revelou que motoristas ao celular dirigem, em média, 3,2 quilômetros por hora mais devagar e levam de 15 a 19 segundos a mais para completar um trajeto de 15,4 quilômetros. “Pode não parecer muito, mas pode se tornar considerável se 10% dos motoristas estão falando ao celular ao mesmo tempo”, observou o doutorando em Psicologia e co-responsável pelo estudo, Joel Cooper, em um documento de divulgação.

Estudos anteriores revelam ainda: falar ao viva-voz é tão perigoso quanto segurar o telefone ao volante, pois o que distrai o motorista é a conversa; jovens adultos falando ao telefone passam a ter reações na direção tão lentas quanto as de idosos; motoristas falando ao celular têm o mesmo grau de performance que motoristas com 0,08 % de álcool no sangue – o que já é considerado dirigir bêbado em alguns estados dos Estados Unidos.

“FÉ” TEM QUASE DEZ MILHÕES DE SITES E SIMILARES NO YAHOO

Quem digita a palavra “fé” no site de buscas mundial Yahoo (www.yahoo.com) encontra 9 milhões 870 mil sites e citações em geral. Quando digitamos em inglês (faith), esse número atinge impressionantes 342 milhões de referências. No Google, “fé” aparece com 25 milhões e 700 mil links, enquanto faith, com 194 milhões.


SOFTWARE PEGA-LADRÃO

Quem tem notebook ou PC sabe que é preciso cuidar da segurança. Instalar antivírus, firewall e outras ferramentas é fundamental para manter sua máquina protegida. A novidade é que agora o usuário terá um programa que ajuda a garantir a “integridade física” do seu computador. Trata-se do software The Laptop Loack 92, que permite que o usuário recupere seu laptop, caso o perca ou seja roubado. Assim que seu computador se conecta à internet, é possível visualizar o local onde ele se encontra no painel de controle do site. E o melhor: é de graça. Quem quiser é só acessar www.baixatudo.com.br.





COPACABANA TERÁ INTERNET GRATUITA A CÉU ABERTO

A partir de 2008, um dos cartões postais mais conhecidos do Brasil, a orla de Copacabana, terá internet banda larga sem fio a céu aberto. A implantação da tecnologia Wi-Fi permitirá que, a partir de maio, turistas, moradores e quem passar pelos pontos com um computador possa navegar pela internet – e gratuitamente.

De acordo com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, o fornecimento da internet sem fio vai cobrir, inicialmente, toda a Avenida Atlântica, e poderá alcançar também a Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Logo após Copacabana, será a vez de a Baixada Fluminense receber a tecnologia, num investimento de mais de R$ 4 milhões – todos os municípios serão atendidos. Em seguida, outras praias – como Ipanema e Leblon – terão a tecnologia. De acordo com o secretário Alexandre Cardoso, todo o estado deverá ter acesso à tecnologia Wi-Fi em aproximadamente 18 meses. O investimento total será de mais de R$ 40 milhões.


Nenhum comentário: