domingo, 27 de abril de 2008

INTERNACIONAL

Prêmio Dove de Música
Dia 23 de abril será realizada a maior premiação da indústria fonográfica estadunidense voltada para o entretenimento cristão. Os sete indicados para o prêmio principal, ‘’Artista do Ano’’, são Casting Crowns, The Clark Sisters, Natalie Grant, Point of Grace, Skillet, tobyMac e Chris Tomlin. O artista que teve mais indicações foi o vocalista do Casting Crowns, Mark Hall, que concorre em seis categorias.

O Dove Awards é organizado pela Associação de Música Gospel dos EUA.
A lista completa dos indicados está em www.doveawards.com/categories.



JESUS VIRA PERSONAGEM DE MANGÁ
Se você pensar em todos os tipos de bíblias que já viu, vai acabar fazendo uma lista enorme: Bíblia de estudo com letra grande, com letra pequena, de bolso, de luxo, Pentecostal, tradicional, com concordância... é um mundo de possibilidades. Agora chega ao mercado britânico um tipo inédito e controverso de “Bíblia”: em quadrinhos, no estilo do mangá japonês.
A “Manga Bible” alega ser “a primeira adaptação mangá do maior best-seller do mundo”. O ilustrador Ajibayo Akinsiku e o roteirista Akin Akinsiku esperam pegar carona na febre mundial por esse tipo de revista típica do Japão para ocupar uma brecha de mercado. Os frutos dessa idéia questionável só o tempo dirá. Nas Filipinas, a iniciativa da igreja católica foi além: ela transmitirá uma versão digitalizada do Novo Testamento em mangá, via celular, por iniciativa da Conferência Episcopal das Filipinas. O projeto foi realizado pela Comissão Episcopal para o Apostolado Bíblico, visando a uma difusão maior da mensagem cristã para o público mais jovem. “É um jeito de estar perto das novas gerações e do seu modo de comunicar, transmitindo a mensagem do Evangelho de uma maneira divertida, mesmo para quem não pode ir à igreja”, comentou o padre Oscar Alunday.

ESCOTEIROS SÃO AS NOVAS VÍTIMAS DOS HUMANISTAS
Se você não tem acompanhado o noticiário internacional, uma explicação: nos últimos anos, crescem em países como os EUA e a Inglaterra movimentos humanistas ou ateus que têm militado ferozmente para tirar toda e qualquer referência religiosa de meios seculares. Assim, cruzes têm sido removidas de tribunais, orações proibidas em escolas e até placas com versículos bíblicos já foram tiradas de monumentos públicos. Agora, o novo alvo desse movimento são os escoteiros. A Associação Humanista Britânica e a Sociedade Secular Nacional da Grã-Bretanha lançaram uma campanha para que os jovens integrantes do escotismo não mencionem mais o nome de Deus em sua promessa, ‘’juramento’’ que faz parte do processo de iniciação no movimento. Atualmente, os escoteiros ingleses prometem ‘’fazer o melhor em seu dever para com Deus e com a rainha’’. As duas instituições acusam a Associação de Escoteiros de excluir jovens ateus de suas fileiras ao impor a promessa nos termos atuais. A discussão promete render.


NOSSOS MAIORES PERSEGUIDORES
Pelo sexto ano consecutivo, a Coréia do Norte foi apontada pelo ministério Missão Portas Abertas como o país que mais viola a liberdade de religião. Entre os 20 maiores perseguidores do cristianismo, 14 são países de maioria islâmica. Confira o ranking:
1) Coréia do Norte
2) Arábia Saudita
3) Irã
4) Ilhas Maldivas
5) Butão
6) Iêmen
7) Afeganistão
8) Laos
9) Uzbequistão
10) China

AL GORE DECLARA APOIO A CASAMENTO GAY
Quando lançou seu filme sobre aquecimento global, “Uma Verdade Inconveniente”, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore fez estardalhaço e gerou muito bochicho, além de ganhar um Oscar. Agora, ele publicou um vídeo na internet sem nenhum alarde que, no entanto, pode vir a causar muito mais ti-ti-ti. No site Current.com, Gore anuncia seu apoio ao casamento gay. “Penso que homossexuais devem ter os mesmos direitos que os heterossexuais para fazer contratos e se unir em matrimônio. Não entendo por que isso é considerado por algumas pessoas uma ameaça ao casamento heterossexual”, diz.





JESUS PARA PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS

Vote em Jesus! Essa é a proposta do web site “Jesus in 2008”. Mas... como assim?
A idéia é que os internautas entrem no site e deixem suas sugestões sobre como deveriam ser as propostas de campanha de Jesus Cristo caso Ele se lançasse candidato à presidência dos EUA. Com as sugestões, será formatada uma plataforma ideal sobre questões como aborto, Igreja e Estado, educação, meio ambiente, política externa, controle de armas e direitos dos gays. Os criadores da idéia advertem, porém, que as propostas devem ser feitas de acordo com a ética e a moral “do Jesus humano e não do divino” (isso é possível?). Assim, as sugestões devem ser baseadas, apenas, em “fazer a coisa certa”. Entre as regras do site, está a proibição de qualquer tipo de milagre, do proselitismo religioso (“esta é uma proposta política, não um culto”) e de comportamentos agressivos. A iniciativa está, em inglês, no site www.jesusin2008.com.


VAPT-VUPT
• Milhares de doentes de Aids na Etiópia estão se recusando a tomar o coquetel de remédios que combate a doença. Eles acreditam que vão se curar tomando banho com uma “água benta” que, segundo a igreja ortodoxa de Santa Maria, já curou centenas de infectados pelo vírus HIV.

• O aeroporto de West Wales, no País de Gales, cancelou parte dos vôos que decolavam e pousavam em suas pistas entre 10h30 e 11h30 dos domingos para não atrapalhar os cultos realizados na histórica Capela Metodista Blaenannerch, localizada nos arredores.

• O aborto é o principal problema moral dos EUA na opinião dos evangélicos norte-americanos, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Barna.

• Está na pauta de aprovações do parlamento do Irã um projeto de lei que prevê a pena de morte para cidadãos que abandonarem o islamismo.

• A Jordânia aumentou a pressão sobre cristãos estrangeiros que vivem há muitos anos no reino para que deixem o país. Nos últimos 13 meses, pelo menos 27 famílias cristãs já foram expatriadas sem justificativa.

FRASE DO DIA
“Seja qual for o cargo que ocupemos na Igreja, não importa quão alto ele seja na hierarquia, precisamos saber que nosso líder é Cristo”
Ieronymous de Tebas, novo patriarca da Igreja Ortodoxa Grega, em seu primeiro discurso após a posse. Ele substitui o arcebispo Christodoulos, morto recentemente.

Nenhum comentário: