terça-feira, 29 de abril de 2008

INTERNACIONAL

Novos números e realidades
Pesquisa sobre Bíblia
Maurício Zagari

A maior organização mundial de tradução da Bíblia, a Wycliffe Bible Translators, divulgou estatísticas atualizadas sobre a presença das Sagradas Escrituras no planeta. Dentre as novidades:
• Em 2007, 55 milhões de pessoas ganharam pela primeira vez porções da Bíblia em suas próprias línguas;
• 193 milhões de pessoas, que falam 2.251 idiomas, ainda não têm a tradução da história do nascimento de Jesus em suas línguas;
• Em média, a cada ano, começam 74 novos projetos de tradução da Bíblia.
A Terra tem 6,5 bilhões de habitantes, que falam 6.912 idiomas e dialetos.

BRASILEIROS: OS MAIS RELIGIOSOS DO MUNDO
Parece uma boa notícia: o Brasil está entre as quatro nações mais religiosas do mundo. Segundo uma pesquisa feita em 21 países pela fundação alemã Bertelsmann, mais de 96% da população da Índia, Nigéria, Marrocos e Brasil professam crenças espirituais. Interessante é notar que as nações do chamado Terceiro Mundo – aquelas mais pobres e das quais nós, brasileiros, fazemos parte – são mais religiosas do que as mais ricas, de Primeiro Mundo, com exceção dos EUA. Lá, 89% da população se considera religiosa. Na Alemanha, Áustria e Suíça, esse índice cai para 70%. Os países mais religiosos da Europa são Itália e Polônia, ambos de maioria católica, com 87%. A lanterninha ficou com a Rússia, com 50%. Como disse lá no começo, os 96% de religiosos do Brasil apenas parecem ser uma boa notícia, pois é bom lembrar que os evangélicos ainda são uma minoria: somente 15,4% dos brasileiros, segundo o censo de 2000 do IBGE.

TONY BLAIR SE CONVERTE AO CATOLICISMO
Depois de uma vida inteira como membro da Igreja Anglicana, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair se converteu à Igreja Católica Apostólica Romana. A declaração de conversão do homem que levou a Inglaterra à Guerra do Iraque ocorreu numa missa em uma capela de Londres, informou o cardeal Cormac Murphy-O'Connor. ''Por muito tempo ele tem freqüentado a missa com sua família e, nos últimos meses, seguiu um programa de catecismo para sua recepção em plena comunhão. É um momento de muita alegria'', afirmou o religioso. A esposa de Blair, Cherie, é católica e seus dois filhos freqüentaram escolas católicas. O ex-primeiro-ministro esteve com o papa Bento XVI, no Vaticano, em junho. Durante os dez anos em que esteve à frente do governo britânico, Blair evitou falar sobre sua fé, para evitar conflitos.



DESCOBERTA MURALHA QUE NEEMIAS CONSTRUIU



Todos conhecemos a história: quando voltou do cativeiro babilônico, Neemias liderou a reconstrução dos muros de Jerusalém. Esse relato agora ganha comprovação científica pelas mãos dos arqueólogos da equipe de Eliat Mazar, chefe do Instituto de Arqueologia do Shalem Center, em Israel. A descoberta ocorreu por acaso, durante a tentativa de salvar uma torre que estava sob risco de desabamento. Artefatos como vasos e pontas de flechas encontrados sob o piso da torre sugerem que um trecho de muro próximo e a própria torre são do século 5 a.C., a época de Neemias.

ROUBARAM O PREPÚCIO DE JESUS?


Na Idade Média, virou uma febre entre católicos a veneração de supostas relíquias. Eram pedaços de ossos, madeira, tecidos e outros materiais que seriam nacos de corpos de santos católicos mortos, lascas da madeira da cruz em que Jesus foi crucificado, frascos com o sangue de santos e muitas outras coisas – em enorme maioria, falsas – que eram vendidas a peso de ouro. Pois o escritor americano David Farley decidiu escrever um livro sobre o que seria a relíquia mais bizarra de todas: o prepúcio de Jesus. Venerado como algo sagrado, o pedaço de pele (sabe-se lá de quem) foi guardado como o bem mais precioso do vilarejo italiano de Calcata até 1983, quando sumiu misteriosamente. Na ocasião, foram acusados satanistas, neonazistas e até o Vaticano. Agora, a história do peculiar objeto vai ganhar um livro só seu, pelas mãos de Farley. Será que vem um novo Código Da Vinci por aí?

HOTÉIS SUBSTITUEM BÍBLIAS
POR CAMISINHAS
Sabe aquelas Bíblias que você encontra nas gavetas ou sobre as mesas dos quartos de hotéis toda vez que viaja? Pois elas estão em risco de extinção. A Associação Americana de Hotelaria e Alojamento revelou que a oferta de material religioso em hotéis de luxo caiu 18% desde 2001. Em seu lugar, camisinhas, jogos com orientações sexuais e kits com produtos íntimos.
Segundo o ministério internacional Gideões, maior fornecedor de Bíblias para hotéis do mundo, cada exemplar posto em um quarto de hotel tem o potencial de alcançar até 2.300 pessoas em um período médio de seis anos, e cerca de 25% dos viajantes lêem as Escrituras que encontram em seus locais de hospedagem.
O Soho Grand Hotel, em Nova York (EUA), é um dos estabelecimentos que aboliram a presença do Livro Sagrado. ''A sociedade está evoluindo, e as novas gerações não têm interesse em ler a Bíblia. Além disso, não podemos agradar apenas ao público cristão e teríamos de oferecer o Alcorão, a doutrina de Buda e outros livros religiosos'', informou a direção do hotel.


ESCULTURAS RETRATAM HISTÓRIAS BÍBLICAS
A Shandon Baptist Church, em Columbia (EUA), inaugurou a primeira de uma série de esculturas de bronze com temas bíblicos. Jonas e o peixe foram a inspiração da primeira obra.


ZÂMBIA, PAÍS CRISTÃO


“Nosso país agora é uma nação cristã.” A frase, pronunciada por ninguém menos que a primeira-dama de Zâmbia, reflete o momento pelo qual passa o país africano. O principal marco desta nova fase foi o batismo do presidente Levy Mwanawasa e a conversão de sua esposa, Maureen. ''Declaramos Zâmbia um país cristão. Dá para ver como estamos espiritualizados e dependentes de Deus'', afirmou Maureen. A afirmação foi feita durante um congresso organizado para discutir o combate à Aids na nação.

VAPT-VUPT
• Três em cada quatro americanos crêem no nascimento virginal de Jesus, segundo reportagem do jornal The Christian Post.
• A organização AH Trust informou a decisão de investir o equivalente a R$ 15 milhões na construção de um parque temático para promover o criacionismo na Inglaterra. As instalações terão um estúdio de TV para a produção de filmes e programas de televisão com temática cristã.
• Cerca de 30% dos recém-formados em seminários batistas nos EUA – e que vão compor a próxima geração de pastores – se consideram calvinistas. Ou seja, crêem que Deus predestina uns para a salvação e outros para o inferno.
• O biólogo Nathaniel Abraham foi demitido do Instituto Oceanográfico de Woods Hole (EUA) por defender o criacionismo em vez do darwinismo. O pesquisador vai processar a instituição.


FRASE DO DIA
“Uma vez que você entende a seriedade do pecado, percebe que Jesus é o único caminho para o Pai.”
Rev. Erwin Lutzer, pastor da Moody Church, em Chicago, comentando a afirmação da mais famosa apresentadora de TV dos EUA, Oprah Winfrey, para quem “Deus está mais interessado em nossos corações do que se cremos ou não em Jesus”.

Nenhum comentário: